terça-feira, 24 de julho de 2012

Para Os Que Não Gostam de Igreja


PARA OS QUE NÃO GOSTAM DE IGREJA

Esta semana, em Londrina, bem no calçadão do centro da cidade, encontrei o Luis. Por uns dois meses, no ano passado, ele freqüentou os cultos às quinta-feiras. Ouviu a Palavra e recebeu Jesus como salvador. Depois ficou sabendo de um problema envolvendo um líder cristão em outra cidade, onde seus familiares lhe forneceram todas as informações do caso. Não suportou o escândalo. Deixou a Igreja. Continua crendo em Jesus, mas prefere manter-se longe da igreja, pois, acha que todos os pastores e lideres poderão fazer o mesmo.
O Luis é um exemplo que se multiplica pelo país a fora. Há milhões de pessoas cristãs que não freqüentam mais nenhum um tipo de reunião em Igrejas formais. Por causa de escândalos, por que foram discriminadas, por falta de discipulado bem feito, por falta de cuidado pastoral, por discordar de algum ensino, por causa de uso e costumes da comunidade que freqüentavam, por desentendimento pessoal com alguém ou por falta de atratividade espiritual, fraternal e social da igreja. No entanto, nenhuma destas coisas justifica o afastamento da comunidade, do corpo de Cristo, da Igreja.
Em toda cidade há líderes sérios, igrejas boas, comunidades com seus defeitos, porém, saudáveis. Há muitos líderes crentes, apaixonados pelas pessoas, tementes a Deus, serventes do Reino, que são dignos do nome de pastor. E estas comunidades são um oásis para a alma sedenta. Há suprimento espiritual para o necessitado. São lugares de cura. Cura da alma, das emoções, dos relacionamentos. São Lugares de identificação, de vínculos, de amizades, de acolhimento, de amor.
Quem deixa a Igreja não correrá mais o risco de se escandalizar, se envergonhar com líderes ou liderados. Terá o orgulho de dizer, não faço parte de Igreja nenhuma, apenas sou de Deus. Mas com o tempo sentirá falta dos irmãos, do encontro com o outro. Será visitado pela solidão. No seu afastamento do corpo de Cristo, poderá em definitivo se afastar do Senhor. Não terá a oportunidade de servir. Pois como servir aos outros se não encontra os outros para ministrar-lhes Palavra, consolo, exortação, ensino, serviço?
Pois, para mim, ainda que haja o que houver, sempre estarei em alguma comunidade de salvos procurando aprender e ensinar, servindo e sendo servido, amando e sendo amado, mesmo sabendo de todos os perigos entre “irmãos”. É melhor assim, do que ser vítima da terrível solidão.